Como otimizar páginas da web para SEO e se classificar melhor no Google

Mostramos como otimizar sua página da web para SEO. Com nosso guia, você pode se classificar melhor e obter mais tráfego orgânico. Continue lendo para descobrir exatamente como.

Otimizando URLs para SEO

O URL pode ser ligeiramente subestimado para uma página. Além de fornecer valor adicional às suas palavras-chave, ele também aparece nos resultados da pesquisa.

Isso significa que seu URL é, na verdade, parte do “anúncio” que aparece para seu site nos resultados de pesquisa orgânica. Isso tem uma influência direta na escolha das pessoas para clicar em seu link. Observe que o Google encurta URLs mais longos, como este, para que sejam exibidos de maneira organizada. A seção intermediária é ignorada, deixando as partes mais importantes para o usuário – o domínio e a página.

Faça com que seus URLs sejam bem lidos

Seu URL deve ser legível por humanos e fazer sentido. Não precisa ser um português perfeito, mas à primeira vista o conteúdo que você esperaria ver na página deve ser claro. Um bom teste é ver se o seu URL reflete o título da página.

Alguns CMS populares, como o WordPress, usam um padrão numérico para URLs, o que significa que, quando uma página é criada, um código numérico que forma a URL é atribuído. Para SEO, isso não é ótimo, você quer que seja legível por humanos. Felizmente, isso é muito fácil de mudar. Apenas use a opção permalinks em sua instalação, o que mudará os URLs para palavras em vez de números.

Tente manter o URL da sua página curto, não use muitas palavras. 3 a 4 é um bom número, mas uma boa dose de bom senso deve guiá-lo na direção certa. Obviamente, você pode usar palavras mais curtas ou menos longas. Apenas certifique-se de que está claro, use suas principais palavras-chave para a página e tenha uma boa aparência na página.

Categorias e estrutura do site

O posicionamento da página no site tem impacto sobre o quão relevante o Google considera seu conteúdo. Isso é feito por meio da estrutura do site, com conteúdos colocados em categorias que também são relevantes para o melhor posicionamento do termo de busca. Nomear suas categorias e subcategorias usando palavras-chave não beneficiará apenas essas páginas, mas também as páginas listadas nelas.

Otimizando títulos de página

Então, abaixo da URL, é hora de dar uma olhada no título da página – provavelmente o mais abusado e um dos fatores de SEO mais antigos da página. O título da sua página é o elemento da página onde é mais importante encontrar um equilíbrio entre a legibilidade e o SEO.

Vamos começar dando uma olhada em como o Google está exibindo o título da sua página. Basta pesquisar a página no Google e ela aparecerá nos resultados. Usar o comando ‘info’ do Google e inserir o URL da página mostrará o resultado sem nenhuma personalização:

Como usar palavras-chave no título da página

O título da página é o elemento da página que é mais importante para suas palavras-chave (a menos que você conte a cópia do corpo como um elemento). Você precisa ter certeza de que seus termos principais estão colocados no título, com os termos mais importantes na frente. Vamos dar uma olhada no título desta página:

Como otimizar páginas da web para SEO e se classificar melhor no Google | Wordtracker Academy

Você pode ver que temos nosso CMS configurado para que nossa marca seja adicionada ao final do título da página. Essa é uma boa tática, pois significa que a parte com maior probabilidade de ser truncada importa menos. Alguns sistemas colocam a marca na frente do título da página. Eu não aconselharia isso, pois você está usando um espaço valioso com palavras-chave repetidas de baixo valor. Palavras-chave colocadas na frente do título também têm mais valor do que aquelas no final.

Usamos um formato “Como fazer” para o título, pois essas pesquisas são populares e uma ótima maneira de capturar o tráfego orgânico para seu site. Se você deseja atrair novos visitantes, essa é uma maneira eficaz de fazer isso. Você pode realmente pesquisar por “perguntas de palavras-chave” na ferramenta de palavras-chave do Wordtracker para ver quais são as perguntas mais populares que as pessoas estão perguntando em seu nicho. É uma maneira realmente poderosa de gerar conteúdo que tenha uma boa classificação e capture novo tráfego.

O título desta página é uma boa combinação de fatores de SEO, garantindo que obtenhamos a frase-chave principal que desejamos classificar em “Como otimizar páginas da web para SEO”. Também usando os caracteres adicionais que adicionei para me classificar melhor no Google. Isso ajudará a capturar tráfego adicional de palavras-chave de cauda longa e também ajudará a criar um título mais atraente quando lido nos resultados de pesquisa.

Layout da página

Semelhante a problemas com muitos anúncios, o Google analisa o layout da página como um todo. Se o seu conteúdo estiver abaixo da dobra, isso pode causar problemas para você. Certifique-se de que o conteúdo escrito comece acima da dobra. Se, por exemplo, você começar a postar com imagens grandes, considere adicionar um título acima da imagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.