Como funciona a hospedagem de sites

NOMES DE DOMÍNIO
O primeiro passo é obter um nome de domínio. Você sabe, é o endereço do site, como google.com .

Para adquirir um nome de domínio, precisaremos usar um registrador, como o hostgator.

Os preços dos nomes de domínio estão em todo o mapa, de alguns reais a cinquenta reais ou mais. Todos os registradores vendem exatamente os mesmos nomes de domínio, portanto a única diferença entre eles é o serviço que oferecem. É como comprar passagens aéreas da Expedia, Travelocity ou Orbitz. Todos eles venderão o mesmo voo Delta, mas os preços podem variar e os serviços extras que eles oferecem também podem variar. No final, porém, você ainda estará sentado no mesmo assento apertado no mesmo voo da Delta, independentemente de quem lhe vender a passagem.

Falando de serviços extras que um registrador pode oferecer, esteja ciente de que você não precisa de nenhum de seus serviços extras, não importa o quão crítico eles possam soar. Como a revenda de nomes de domínio é um negócio de margem inferior do que costumava ser, vender para você em outras coisas é o jogo principal agora. Em caso de dúvida, basta comprar o nome de domínio.

Precisamos explicar mais uma coisa importante sobre os nomes de domínio antes de prosseguirmos. Cada computador na Internet possui um número exclusivo. É chamado de endereço IP. É como um número de telefone para cada computador. Isso é simplificado demais, mas funciona para nossos propósitos. Um nome de domínio é como um apelido para esse endereço IP … uma maneira mais memorável de identificar um computador na Internet.

Então … quando você digita objetivainc.com, essa é uma maneira mais fácil de chegar ao site da minha empresa do que lembrar o endereço IP (50.57.247.173). Novamente, isso é um pouco simplificado, mas esse é o objetivo, certo? Para tornar essas coisas mais fáceis de digerir?

SERVIDORES DE NOMES (OU DNS)
A segunda etapa é configurar servidores de nomes ou DNS para nosso nome de domínio recém-adquirido.

DNS é um acrônimo comumente usado que, dependendo do contexto, pode significar Domain Name System ou Domain Name Servers. Você pode usar em uma frase, por favor? Claro … as pessoas geralmente dizem algo como “Preciso configurar o DNS para meu novo nome de domínio”. Ou eles podem perguntar: “Quais são os servidores de nomes para nosso novo domínio?”

DNS é a parte menos tangível e normalmente a mais difícil de todo o processo de configuração do site para as pessoas entenderem, então tentarei torná-la realmente simples.

Lembre-se como o nome de domínio ( objectiveinc.com ) é como um alias para o endereço de IP (50.57.247.173) do website da minha empresa? Bem, alguém tem que controlar essas informações. Alguém deve se responsabilizar por dizer que objetivainc.com deve “apontar” para 50.57.247.173. É aqui que entra o DNS.

Muitas vezes, a mesma empresa que vende seu nome de domínio também mantém essas informações, mas também existem empresas especializadas em fornecer serviços DNS, como DNS Made Easy. Eles têm servidores de nomes de domínio, que são computadores que controlam tudo isso e são responsáveis ​​por avisar a todos que nosso novo nome de domínio vai para o endereço IP do computador que tem nosso novo site hospedado nele.

Faz sentido certo? Nosso novo site não será hospedado ou armazenado nos mesmos computadores que, digamos, o site da Apple, certo? Portanto, deve haver uma maneira de os nomes de domínio nos levarem aos computadores certos quando os digitamos em nossos navegadores da web.

Agora que mencionamos que os arquivos de nosso site de exemplo não estarão no mesmo computador que apple.com ou objetivainc.com , é melhor conversarmos sobre onde nosso site será hospedado.

HOSPEDAGEM
Portanto, nesta fase, temos um nome de domínio e também servidores de nomes de domínio, certificando-se de que nosso nome de domínio está encaminhando corretamente os visitantes para nosso site quando eles digitam o nome de domínio.

Nosso site real é apenas um monte de arquivos. Arquivos HTML, arquivos CSS (folhas de estilo), imagens e fotos, etc. Todos esses arquivos precisam estar em uma pasta em um computador conectado à Internet. Esse computador geralmente é chamado de “servidor” porque serve os arquivos do nosso site quando as pessoas o visitam. Quando você paga uma empresa para colocar seus arquivos em seu servidor web, você está comprando hospedagem. Eles estão hospedando seu site em seus servidores.

Agora que configuramos tudo, eis o que acontece quando você visita o novo site.

Você digita o nome de domínio em seu navegador. O DNS garante que você se conecte ao computador correto. E esse computador ou servidor tem os arquivos do seu site hospedados nele. Vejamos um diagrama para ter certeza de que tudo isso clica em sua cabeça.

Como funciona a hospedagem de sites – Diagrama de hospedagem

CONCLUSÃO
Esperamos que esta visão geral de hospedagem, nomes de domínio e DNS forneça pelo menos alguns insights adicionais sobre como essas partes importantes da Internet funcionam. Se você tiver alguma dúvida sobre algo que não está claro ou ideias para ajudar outros leitores a entender melhor essas coisas, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco . Se você precisar de ajuda com a hospedagem ou quiser mover seu aplicativo para a nuvem, nossa equipe inclui especialistas em hospedagem na nuvem .

One Comment on “Como funciona a hospedagem de sites”

  1. Gostei da sua publicação e conseguir tirar algumas dúvidas
    que eu tinha e não sabia ao certo onde procurar para
    poder esclarecer. Também possuo um site gratuito de
    utilidade pública e gostaria que você conhecesse. E quem
    sabe até trocarmos experiências sobre SEO ou marketing
    digital em nosso segmento. Agradeço à atenção e que
    Deus nos abençoe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *